22/12/2010

Qual o Menor País do Mundo?

E aí? Qual será o menor país do mundo? Humm... Vaticano? Mônaco? Sealand? Bom, dependendo do ponto de vista, pode ser os três! O fato é que ninguém entra em um consenso e cada lugar diz uma coisa... Vamos analisar e tirar cada um sua conclusão? Hehehe

Opção 1: VATICANO

Simmm, a terra do Papa pode ser considerada o menor país do mundo, com 0,44 Km²  de território e aproximadamente 800 habitantes. O problema reside no simples fato de que a ONU não reconhece o Vaticano como país! Ha-há! Isso porque o lugar é uma teocracia (governado por Deus) e a ONU não aceita teocracia como um regime válido.... Meio tenso assim, neh... Na verdade é meio estranho mesmo, porque a nação foi constituída e proclamada Estado em 1929 pelo Tratado de Latrão, mas fica dentro de Roma, cercada por muros.... Enfim, não consigo tomar uma posição!

 Basílica de São Pedro - Lotaaaaada


 Opção 2: MÔNACO

Chamado de Principado de Mônaco, fica localizado no sul da França, tem quase 2 Km² em extensão e possui a maior densidade populacional do mundo. É governado pela família Grimaldi desde 1297... Quem não conhece os circuitos de Fórmula 1 de Mônaco? E quantas celebridades não tem casa lá? Realmente, o lugar é de high society meeeesmo. O que fica em favor do Principado pela disputa de ser o menor país do mundo é que ele tornou-se membro oficial da UNO em 1993. Ponto para Mônaco!!



Opção 3: SEALAND

É, acho que essa é a opção menos conhecida de todos... Na verdade, a história desse "país" é meio engraçada... Em 1966, um cara muito doido, chamado Roy Bates, simplesmente se mudou com a família para essa antiga base marítima, criou um hino, bandeira, declarou independência e, pronto, criou um país! Fácil não? Também quero... O fato é que Sealand é reconhecido como independente do Reino Unido, mas não soberano, o que também torna polêmico o caso. Em todo caso, o principado tem moeda própria, emite passaporte, tem time de futebol enfim... Continuo na dúvida! Mas sei lá... É um lugar meio esquisito... Só se chega lá por helicóptero ou barco, as pessoas vivem em barracões de aço e o príncipe atual (filho do tal Roy) colocou o país à venda! Como assim??? Quem vende um país? E pela bagatela de 1 milhão de libras... Alguém tá a fim?

Heliponto de Sealand... Estranho!


Bom, as principais opções são essas... Alguém tem alguma opinião?


Bjoooos

11 comentários:

Michel disse...

Já estive no Vaticano e em Mônaco, mas Sealand é imbatível! uhahahauha não conhecia ainda, tem louco pra tudo!
Achei muito legal o post e as curiosidades, continue com esse belo trabalho aqui!
Abraços e paz!
Michel
www.rodandopelomundo.com

Eloisa disse...

Já tinha ouvido falar em Sealand a algum tempo...tentei até procurar a localização no Google Earth...bizarro total!

O que eu não sabia é que o Vaticano não é reconhecido pela ONU...¬¬

Ótimo post!

Roteiro sem dinheiro disse...

Rapaz!!
Achei massa seu post!!
Nunca tinha ouvido falar de Sealand!hahaha...
Adorei!!

Van disse...

Hahhahah cada lugar bizarro que existe neh! Fala sério.... Mas o pior é o cara querer vender Sealand!

Obrigada pelos comments!!!


Bjoooos

ANIME CG disse...

O Vaticano é o reino das contradições... Não é reconhecido pela ONU, mas não sei quantas nações dizem que sim, ele é um país (inclusive os EUA e o Brasil). Quem faz a defesa do lugar é a Suíça assim como a do Papa (que é chefe da Igreja e nomeia um "chefe de Estado). Apesar de possuir moeda própria, a mesma é usada mais como "figurinha", já que é almejada por colecionadores e a língua é o latim, contudo, o mais utilizado é o italiano. *tenso*

Pryscylla93 disse...

Já ouviu falar em Pitcairn Islands?

Van disse...

Em Pitcairn Islands nunca ouvi falar não.... É uma dessas tentativas de país??? hehehehe


Bjooo

patrickycesarbarbosa disse...

Menor pais do mundo e sãopaulmiga o maior pais das formigas

Anônimo disse...

Malta (ilha) tb é um país bem pequeno. Do mesmo jeito que alguns citados no post, tem gente que nunca ouviu falar de Malta.
Fui para lá e amei.

Anônimo disse...

Olá!!! Muito bacana seeu Blog!!! Gostaria de propor uma parceria.Meu e-mail é: jornalismo@bonitoweb.com.br . Aguardo seu contato. Abçs Carla.

Ciro disse...

O Vaticano e sim reconhecido como país pela ONU ele so não e membro efetivo e sim observador se fosse assim a Suiça tambem não seria um país, pois ela não esta na ONU.

Sealand e mais uma das tentivas (bem sucedida eu diria) de criar um país do nada, mas ai a dizer que e um país de verdade ja e outros quinhentos.

da onde você tirou que a ONU não aceita teocracia?